quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Trabalho desenvolvido pelo aluno da Escola Prof. Levi




O que é castanheira do Pará?


A castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil é a semente do castanheiro-do-pará uma árvore da família botânica, nativa emergente da Floresta Amazônica.
É um fruto com alto teor calórico e protéico, além disso, contém o elemento selênio que combate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer.
É a única espécie do gênero. Nativa das Guianas, Venezuela, Brasil (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia), leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia, ela ocorre em árvores espalhadas pelas grandes florestas às margens do Rio Amazonas, Rio Negro,Rio Orinoco, Rio Araguaia e Rio Tocantins.
A castanheira-do-pará é uma grande árvore, chegando a medir entre 30 metros a 50 m de altura e 1 m ou 2 m de diâmetro no tronco; está entre as maiores árvores da Amazônia. Seu tronco é reto e permanece sem galhos por mais da metade do comprimento da árvore, com uma grande coroa emergindo sobre a folhagem das árvores vizinhas. Sua casca é acinzentada e suave.
Essa castanheira me chama a atenção por isso que tirei essa foto, desde que me mudei para este lugar, só tem ela de árvore grande e frondosa. Ela pode até ser retirada daqui alguns anos e poderá não mais estar lá.
            Ela é uma árvore que esta em extinção. Devemos preservar a natureza mesmo que a cidade cresça, devemos manter  algumas espécies vivas, intacta para que as gerações futuras possam conhecer e desfrutar dessa beleza natural que temos em nossa região tipo esta castanheira que está praticamente com os dias contados, devido a especulação de que possa ser construído um novo bairro no local que está castanheira.
            Por um lado posso ter vizinhos novos e pelo outro posso perder a minha amiga, vizinha castanheira.
            Meu professor, relatou que  naquele lugar havia duas castanheiras uma ao lado da outra, pareciam gêmeas, mas um vento forte arrancou ela, por estar fragilizada e sozinha,  espero que isso não aconteça com a outra, pois ela esta com um ferimento devido a queda de um raio.

Aluno: Geovane Gabriel Gonçalves da luz
N°: 09
Série: 6° ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário