Projeto Minha Biografia
O projeto Minha Biografia está sendo desenvolvido em uma sala multisseriada[1] localizada na área rural do município de Ariquemes-RO. A atual sala Florestan Fernandes, localizada no Projeto de Assentamento Maria José Rique, gleba 02, foi mais uma conquista do MST no município. Ela surgiu através da união dos acampados que se iniciou na Fazenda Tangará, no dia 21 de setembro de 1996. Esse acampamento recebeu o nome de Novo Amanhecer, pois sua ocupação aconteceu no amanhecer desse dia. Nome muito preservado pelos assentados, embora o INCRA, o registrou de Maria José Rique, nome esse, que para os assentados não exerce nenhuma influência, ao mesmo tempo em que causa certa rejeição.
No contexto sócio cultural e econômico a comunidade Maria José Rique, onde a sala multisseriada Florestan Fernandes está inserida, é oriunda de diversos estados da federação brasileira com predominância nos rondonienses e mineiros, num percentual de 35% para os naturais de Minas Gerais e 29% do estado de Rondônia. Os demais são oriundos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraná e Maranhão. A comunidade possui uma clientela com uma escolaridade relativamente baixa. Sendo que 8% são analfabetos, 63% interromperam os estudos ainda nas séries iniciais do ensino fundamental, 21 % nas series finais do fundamental, 4% no ensino médio e 4 % ensino superior.
A atividade econômica predominante na comunidade é a agricultura familiar, 91% das famílias são agricultores, os demais são assalariados. A renda familiar é baixa, 74 % das famílias tem suas rendas inferiores a 01 salário mínimo, as demais variam entre 01 a 02 salários. Dos alunos matriculados 69% recebem ajuda do programa do governo federal, bolsa família.
O projeto Minha Biografia veio ao encontro de uma necessidade da escola em utilizar os recursos tecnológicos existentes de uma forma significativa. Em 2011, foram matriculados apenas 18 alunos na sala, sendo: 7 alunos no 1º ano, 4 no 2º, 1 no 3º, 4 no 4º ano e 2 no 5º ano todos os alunos moram na comunidade.
A sala Multisseriada Florestan Fernandes possui cinco computadores, doados pela Secretaria Municipal de Educação, entendendo que essas máquinas deverão ser utilizadas como recurso para ajudar educador e educando transformá-los em ferramentas que os auxiliam na construção do conhecimento elaborou-se o projeto.
O projeto foi muito bem aceito pelos alunos e professora. Na primeira etapa perceberam-se, com relação ao domínio das máquinas, os alunos apresentaram um conhecimento acima do que esperava, porém a sua utilização que ainda não estava sendo feita como um recurso que poderá abrir os horizontes da escola em interação com a comunidade na busca da construção do conhecimento.
[1] No município de Ariquemes as salas multisseriadas existentes, são pequenas possuem em média 10 alunos e funcionam como extensão de escolas maiores, chamadas de escolas pólos localizadas também no meio rural. A principal característica dessas salas e serem unidocentes, e trabalhar com alunos de cinco séries/ano diferentes em um mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário