




Relatório: desenvolvimento plano de ação: Mídias na Educação Infantil no CMEI Madre Tereza de Calcutá
Para o desenvolvimento do plano de ação o ambiente foi organizado com a intenção de propiciar aos alunos o contato direto com os materiais tecnológicos e os materiais impressos, organizamos três cantos na sala de atividades, o canto com os livros literários (material impresso), o canto com os materiais de produção artística (lápis, lápis de cor, canetinha esferográfica, papel sulfite etc.) e outro canto com os materiais de mídias tecnológicas, canto este onde se desenvolveu a atividade de leitura utilizando o recurso do power point. A atividade começou com uma roda de conversa onde foram apresentados às crianças os materiais eletrônicos: computador e todos os seus acessórios e o data show, antes de proceder a leitura da história utilizando o recurso do power point no data show, explicou-se as crianças que naquele dia eles veriam um livro de forma diferente, que a professora leria uma história, e que no momento da leitura todos teriam a oportunidade de verem o livro reproduzido na parede, ainda antes da leitura da história, a professora apresentou o livro (material impresso) e disse que aquele era o livro que elas veriam na parede durante a leitura da história. Inicia-se então o conto da história com os recursos mencionados, a professora apresenta o livro a partir da capa e segue mostrando aos alunos as partes do livro até chegar ao início da história, a história lida foi Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado, ilustrada por Claudius, ao concluir a história a professora interage com as crianças abrindo espaço para que elas falem sobre o que acharam da história e da forma como ela foi apresentada. Após esse momento a professora conduz a atividade orientando os alunos na interação com o material impresso disponibilizado no canto de leitura na sala de atividades, as crianças folhearam os livros, olharam suas ilustrações, compartilharam suas descobertas com seus colegas, este foi um momento muito interativo entre os pequenos, onde eles puderam conversar e ler historinhas ainda que de forma não convencional, inclusive interagir com as responsáveis pelo desenvolvimento da proposta, após o momento de apreciação da mídia material impresso, solicitamos às crianças que, baseados na história apresentada em Power point e nas ilustrações dos livros que apreciaram, produzissem desenhos, animadamente elas começaram a desenhar, o mais interessante foi que a maioria delas escolheu desenhar a partir da história apresentada no power point, solicitamos que cada uma identificasse sua produção escrevendo o seu nome. Durante esse processo algumas crianças pediam para que a professora passasse as imagens no PPT, um aluno olhou o livro e pediu para conferir com as imagens projetadas pelo data show para ver se a história era a mesma, depois de algum tempo recolhemos o material produzido pelas crianças e informamos que voltaremos outro dia para continuar aquela atividade. Finalizamos considerando os objetivos antes estipulados até o momento alcançados. Vale ressaltar que a atividade do dia foi bem dinâmica e demonstrou o quanto as crianças pequenas se interessam pelas mídias e tecnologias e de como os recursos disponibilizados propiciam uma prática pedagógica mais interessante e eficaz. Retornamos ao CMEI para concluir as atividades do projeto, novamente numa roda de conversa explicamos às crianças o que faríamos naquele momento, lembramos a atividade que antes desenvolvemos e, após organizar o material, apresentamos os slides produzidos a partir dos desenhos feitos pelas crianças e logo após as fotos do grupo em atividade, os slides eram apresentados com fundo musical, cada desenho trazia o nome da criança. Durante a apresentação dos desenhos líamos o nome dos autores, depois de certo momento as próprias crianças começaram a ler seus próprios nomes. Na apresentação das fotos foi grande a euforia das crianças reconhecendo seus colegas de sala e as professoras participantes. Apresentamos os slides duas vezes a pedido das crianças que muito se empolgaram com a apresentação. Depois de realizada todas as atividades, procedemos à avaliação do projeto, esta se baseou numa pesquisa realizada com as crianças e posteriormente com as professoras, informalmente perguntamos às crianças o que acharam da atividade, as mesmas responderam empolgadamente que gostaram. Quanto às professoras estas disseram ter achado a atividade dinâmica e muito interessante, inclusive solicitaram a coordenadora pedagógica que providenciasse os recursos para que elas desenvolvessem a atividade em outro momento. Pelo exposto, consideramos os objetivos propostos alcançados com eficácia.
Belo projeto Marina, incentivar, desde a infância, criando um primeiro contato com as mídias e até mesmo com os livros, é uma estratégia louvável, e faz com que a aula fique muito mais atraente e interessante.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto.