Na minha condição de integrante da equipe técnica da Semed, onde atuo especificamente com coordenadores pedagógicos e diretores, vale informar que nossas ações estão pautadas na formação continuada dos coordenadores, diretores e professores. Nesse sentido, o projeto “Arte como forma de expressão” trata-se do fruto de minhas atribuições a qual tem como eixo norteador a reflexão da prática. Foi elaborado pela coordenação pedagógica da instituição, em parceria com a direção e sob minha orientação, a propósito, este não foi elaborado apenas por esta instituição, todas as instituições de Educação Infantil, públicas e conveniadas à prefeitura elaboraram seus Projetos Institucionais com foco na linguagem do desenho, primeira expressão gráfica dos pequenos. Desse modo, é fruto de investimentos ao que tange à valorização da linguagem infantil.
Busquei unir a proposta desta atividade com minha ação a fim de torná-la consistente e real à minha ação como coordenadora pedagógica na perspectiva do trabalho técnico da Secretaria Municipal de Educação. Nesse espaço, onde o foco é “Práticas e Espaços de Comunicação na Escola”, cabe também uma provocação aos modos próprios das crianças, mesmo tão pequenas, de comunicar com o mundo por meio de seus riscos, rabiscos e figurações.
A fomentação desse trabalho surge a partir do programa de formação, Formar em Rede. As discussões foram suscitadas a partir do diagnóstico da realidade e aprofundamento teórico. Nesse sentido os conteúdos que nortearam as discussões ao longo de 1 ano foram:
· Significado dos projetos institucionais no contexto da formação.
- Situação homóloga na formação.
· Reflexão e discussão sobre a visão atual da área de artes.
· Análise dos diagnósticos sobre as práticas de desenho e pintura das instituições.
- Referências e orientações para o desenvolvimento de apreciação de imagens.
- O percurso criador da criança na linguagem do desenho.
- Valor estético do desenho infantil e a importância da intervenção para o seu desenvolvimento.
- Reflexão teórica os processos de criação da criança na linguagem do desenho.
- Importância da pesquisa gráfica para o desenvolvimento do percurso criador.
- Aprofundamento teórico sobre a linguagem do desenho.
- Importância da intervenção para o desenvolvimento do percurso criador.
- Referências para o planejamento das situações de desenho.
- Referências para o planejamento das ações de formação nas escolas.
- Aprofundamento teórico sobre a linguagem do desenho.
- Importância das oficinas de criação para o desenvolvimento da linguagem plástica.
- Pressupostos e orientações sobre as oficinas de criação.
- Discussão sobre a importância da modalidade sequência de atividades no processo de aprendizagem.
- Avaliação parcial do Projeto Institucional.
A dinâmica desse trabalho se deu por meio de encontros mensais com coordenadores pedagógicos e diretores e estes, a partir da construção de pautas, sob o acompanhamento técnico, tematização da prática e devolutivas de relatórios e produções realizaram encontros formativos a partir da área do conhecimento “Arte” com foco no desenho da criança e seu percurso de criação.
Os frutos desse processo são visíveis, a propósito, este fulminou no ano de 2009 e de lá pra cá o modo como as crianças são convidadas a se expressar graficamente não é o mesmo e isso fica explícito nos materiais e suportes que são oferecidos a elas.
Para fechar este processo uma Mostra de Arte, com as produções das crianças, foi realizada para toda comunidade com a participação das instituições participantes.
Vale à pena conhecer as considerações da instituição, apresentada nesta atividade, sobre o desenvolvimento do projeto:
“Este projeto de arte trouxe grandes benefícios para nossas crianças, pois trabalhamos o projeto através de oficinas de criação, onde foram oferecidos variados suportes para que as crianças criassem livremente apreciando suas próprias criações e dos colegas. Por meio destes momentos de apreciação, produção artística e rodas de conversas sobre artes conseguimos inserir nos alunos a arte como forma de cultura e expressão. Através do projeto também conseguimos inserir os pais na escola como produtores e criadores de obras de artes”.




Nenhum comentário:
Postar um comentário