segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Olá pessoal dê uma visitada no meu blog: www. mardonesantos.blogspot.com
Obrigado.

sábado, 5 de novembro de 2011

Resumo

          O texto "Pequeno Poder" do professor Dr. Vinicius Carvalho Martinez nos mostra uma situação real existentes nos órgãos públicos. Esse comportamento adquirido por algumas pessoas se destaca quando a mesma recebe uma promoção no trabalho nesse momento ela  apresenta uma nova personalidade, esse é um fenômeno sócio-político determinado pelo status adquirido.

O pequeno poder é um fenômeno sócio-político (Prof. Vinício), onde acontece em instituições públicas e ou privadas. O indivíduo quando assume determinado cargo de confiança, abusa do poder utilizando a soberania e não a autonomia e com isso gera um certo desconforto na equipe.

Pequeno Poder

O texto fala as varias formas que se entende de poder, há aqueles que atribui o poder em status, outros como uma oportunidade de subir na vida. Mas na maioria das vezer ele é usado como oportunidade de crescimento pessoal e inda humilhar as pessoas.

Pequeno Poder

O texto intitulado "Pequeno Poder" do Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez, enfatiza a encorporação do poder em que alguns indivíduos atribui a si próprio, essa característica é geralmente apresentada por funcionários públicos gerando cada vez mais o distanciamento entre o ser humano. Esse tipo de poder é classificado pelo autor como pequeno poder, tendo em vista que o mesmo não esta relacionado a qualidade do trabalho e sim ao cargo, assim o poder "sobe na cabeça" daí o individuo torna aquele cara chato e insuportável. O profissional dominado pelo pequeno poder é incapaz de contribuir com a transformação social, pois seus objetivos está simplesmente pautado na aquisição de status sem nenhuma responsabilidade.

comentário

O texto pequeno poder do professor Dr. Vinício, leva-nos com rapidez a pensar em alguém com quem convivemos ou que há muito passou por nossas vidas, e no serviço publico isso é algo corriqueiro. Sempre existe alguém que se prevalece do status da posição a que lhe é confiado , para humilhar, se mostrar melhor do que o outro.

Este filme O capote é uma  literatura Russa  escrita em  1842, foi indicado Dr.prof. Vinicius no encontro presencial do dia 05 de Novembro de 2011.
É uma descrição do  livro o Capote que tem como objetivo enfatizar a descriminação social dando varios enfoques como: o valor do ter, poder, fazer e outras.
Vale a pena assistir.
A quem interessar acesse no link abaixo e boa reflexão.

http://www.youtube.com/watch?v=h_N64WsvfmU

um abraço a todos,
Elizabeth


resumo texto Pequeno Poder

O texto Pequeno Poder do prof. Vinícius, trata de auto atribuição que o indivíduo adquire em razão de uma posição assumida, (Status), muito comum em repartições públicas, onde o indivíduo se intitula superior causando mal-estar aos demais colegas.

Pequeno poder

Pequeno poder

O pequeno poder é um poder adquirido de forma indireta, é o poder que o indivíduo empreende sobre o outro devido a situações de status. Este tipo de poder não é mérito do indivíduo, isto é, não é, digamos, entregue a ele formalmente, o sujeito entende-se como detentor de um poder secundário e utiliza-se desta posse do poder para subjugar a outros indivíduos. Por esta razão, o pequeno poder acaba tornando-se mais pernicioso do que o poder de fato, pois não possui uma regulamentação jurídica, tornando-se, de certa forma, complexa a “tomada” do pequeno poder daquele que o exerce.

Pequeno Poder

Este texto aborda um cotidiano da nossa realidade, não se trata de um caso isolado. Estas atitudes estão diretamente ligadas ao estilo de pessoas autoritárias, resultando em sérios conflitos causado pelo abuso de poder que serve para impedir o sujeito de sua função do que para promovê-lo.

Pequeno Poder

O referido texto pequeno poder.....

Promove um reverso no curso da racionalização e da profissionalização, é um obstaculo ou um passo atrás do processo civilizatório .É de fato uma frase interessante, nossa realidade condiz com ela é um paradigma dos nossos tempos.Quando pensamos em nosso cotidiano percebemos que o referido texto é a realidade, e vem acontecendo até mesmo com colegas próximos,temos que ficar atentos para essa "tal realidade" tal "poderes"devemos ter consciência e discernir esses poderes sabendo que existe gente de todo tipo.E não podemos estar entre esses devemos fazer a diferença.

Pequeno Poder

O texto trata-se de como ás vezes a busca pelo poder, pode ultrapassar todas as barreiras desde pessoal e ético,passando por cima de quem for presciso,em uma buca apreensiva pelo poder deformando a real função que lhe foi confiado, em busca de status.

PEQUENO PODER

O pequeno poder é a demonstração comportamental de uma pessoa em um determinado cargo, ao ser promovido de função, a partir da elevação de cargo algumas pessoas apossam ou vestem uma nova máscara, onde  muda  a  postura de simples, humilde e amiga para uma  arrogante, poderoso,se vê como sendo o profissional  insubstituível.
Em algumas empresas a mudança de lideres democráticos para  lideres com estas características de pequeno poder ocasiona problemas de relacionamento e pouca produtividade no campo de produções.
 Lideres com estas características poderá  ter dificuldades de relacionamento no trabalho, em casa e até o afastamento dos amigos, isso  pessoa prejudica o trabalho em equipe, porque na maioria das vezes essas pessoas em suas novas funções proclamam a discórdia devido serem autoritárias  e dificilmente aceitam opiniões do grupo , até ouvem,mas contrapõe o tempo todo e suma esquecem as palavrinhas mágicas (obrigada, por favor , bom dia, boa tarde, desculpe e eu te amo).
A partir desta atitude deplorável inicia um ciclo conflituoso consigo mesmo que dificilmente verá o valor das conquistas em atividades em grupo, isso porque será sua a conquista, a idéia defendida em ocasiões grupais.
O poder deixa cegas essas pessoas que aspiram unicamente o poder e lutam por ele a qualquer custo e raramente refletirá suas ações e palavras pronunciadas ao seu próximo.
As pessoas da subordinação destes lideres autoritários que adoram status, acabam perdendo o encanto e respeito pelos seus chefes . E assim  deixam de elevar-se a si mesmo e o grupo porque acabam sentindo sufocando com ideias e atividades impositiva e insignificante,assim o ambiente fica pesado ( um lugar de conflitos). E tanto o "rei e o sudito" deixam de sentir  entusiamando pelo trabalho .

Pequeno Poder

Pequeno poder, trata-se de funções adquiridas por pessoas dentro de repartições públicas ou em empresas burocratizadas. Onde o detentor de tal poder se comporta como superior aos outros, leva em consideração o status em detrimento ao desempenho funcional.

Pequeno Poder

O texto do professor Vinício C Martinez, nos faz refletir sobre o poder.
Na verdade que poder é esse?
Que mexe com a cabeça de alguns.
Alguns quando assumem um cargo mais "elevado" simplesmente perdem a razão e deixam de ser humildes e quando deixam de ser humildes deixam de aprender e quando deixam de aprender se tornam ignorantes....
Ser sábio está em sermos sempre humildes, pois o poder é algo muito relativo....

Pequeno Poder

Pequeno Poder, pessoas centrada no status que quando estão no poder muda seu comportamento, e uma luta pela fatia do poder, e sem correspondência ao papel social.
olá a todos... a primeira vez que entro em um blog... rsrs...
vamos lá, a gente se vê por aqui.... bom final de semana a todos...

PEQUENO PODER


PEQUENO PODER

É uma forma de poder que o individuo exerce sobre os demais em decorrência do status em que se encontra. Esse fenômeno é de natureza sócio-política e não existe normatização  reconhecida socialmente. Um bom exemplo desse modelo é o coronelismo ostentado na republica velha no Brasil. Quando isso ocorre em cargos públicos à tendência  do individuo é exercer  opressão sobre os demais causando transtornos no relacionamento do grupo. Essa mudança de personalidade o individuo demonstra o como se fosse o dono do poder, usando as palavras do professor Dr. Vinicius “O capataz era mais pernicioso /perigoso do que o próprio senhor dos escravos”

Resumo do texto Pequeno Poder

O termo Pequeno Poder refere-se ao fato de que há pessoas que acham que são melhores que as outras, só pelo fato de terem um cargo ou uma profissão mai elevada, ou até pela formação acadêmica. Com isso alguns podem basear- se o pequeno poder com características próprias, não levando em consideração em fazer o trabalho com satisfação e prazer, mas sim simplesmente pelo fato de demonstrar o poder.
Sabemos que ninguém está imune de conviver com o Pequeno Poder, pois isso acontece em muitos lugares. E triste dizer isso, mas nossa realidade é essa. " Manda quem pode, obedece quem tem juízo."

Abordagem sobre o artigo ''Pequeno Poder'' do Prof. Vinícios Carrilho Martinez

O artigo pretende abordar a (auto) valorização que as pessoas procuram na esfera social. É interessante como o autor "brinca'' com as palavras do título do seu artigo. Pois quando pensamos no significado desta expressão (poder), nos reportamos ao fato de domínio, soberania e (pequeno) menor, pouco. Porém, pequeno poder, segundo o autor é notavelmente um abusca incensante pelo reconhecimento de status sem correspondência ao papel social.
Falar em status, é altamente perceptível por todos nós em uma sociedade intrinsecamente desigual. Desse modo, as pessoas buscam por méritos sociais, mas muita vezes não são dignas de tais funções, com tudo, buscam a super valorização do seu ego, onde se o indivíduo estiver dentro dos "padrões" sociais, aí sim ele é alguém percebido.
Por tais razões segundo Weber a um desencantamento do mundo, e hoje podemos dizer assim: razões pelas quais há altos índices de depressões nas esferas do serviço público brasileiro.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Diário de Bordo


                     Na minha condição de integrante da equipe técnica da Semed, onde atuo especificamente com coordenadores pedagógicos e diretores, vale informar que nossas ações estão pautadas na formação continuada dos coordenadores, diretores e professores. Nesse sentido, o projeto “Arte como forma de expressão” trata-se do fruto de minhas atribuições a qual tem como eixo norteador a reflexão da prática. Foi elaborado pela coordenação pedagógica da instituição, em parceria com a direção e sob minha orientação, a propósito, este não foi elaborado apenas por esta instituição, todas as instituições de Educação Infantil, públicas e conveniadas à prefeitura elaboraram seus Projetos Institucionais com foco na linguagem do desenho, primeira expressão gráfica dos pequenos. Desse modo, é fruto de investimentos ao que tange à valorização da linguagem infantil.
                     Busquei unir a proposta desta atividade com minha ação a fim de torná-la consistente e real à minha ação como coordenadora pedagógica na perspectiva do trabalho técnico da Secretaria Municipal de Educação. Nesse espaço, onde o foco é “Práticas e Espaços de Comunicação na Escola”, cabe também uma provocação aos modos próprios das crianças, mesmo tão pequenas, de comunicar com o mundo por meio de seus riscos, rabiscos e figurações.
                     A fomentação desse trabalho surge a partir do programa de formação, Formar em Rede. As discussões foram suscitadas a partir do diagnóstico da realidade e aprofundamento teórico. Nesse sentido os conteúdos que nortearam as discussões ao longo de 1 ano foram:
·         Significado dos projetos institucionais no contexto da formação.
  • Situação homóloga na formação.
·         Reflexão e discussão sobre a visão atual da área de artes.
·         Análise dos diagnósticos sobre as práticas de desenho e pintura das instituições.
  • Referências e orientações para o desenvolvimento de apreciação de imagens.
  • O percurso criador da criança na linguagem do desenho.
  • Valor estético do desenho infantil e a importância da intervenção para o seu desenvolvimento.
  • Reflexão teórica os processos de criação da criança na linguagem do desenho.
  • Importância da pesquisa gráfica para o desenvolvimento do percurso criador.
  • Aprofundamento teórico sobre a linguagem do desenho.
  • Importância da intervenção para o desenvolvimento do percurso criador.
  • Referências para o planejamento das situações de desenho.
  • Referências para o planejamento das ações de formação nas escolas.
  • Aprofundamento teórico sobre a linguagem do desenho.
  • Importância das oficinas de criação para o desenvolvimento da linguagem plástica.
  • Pressupostos e orientações sobre as oficinas de criação.
  • Discussão sobre a importância da modalidade sequência de atividades no processo de aprendizagem.
  • Avaliação parcial do Projeto Institucional.
                                   A dinâmica desse trabalho se deu por meio de encontros mensais com coordenadores pedagógicos e diretores e estes, a partir da construção de pautas, sob o acompanhamento técnico, tematização da prática e devolutivas de relatórios e produções realizaram encontros formativos a partir da área do conhecimento “Arte” com foco no desenho da criança e seu percurso de criação.
                                   Os frutos desse processo são visíveis, a propósito, este fulminou no ano de 2009 e de lá pra cá o modo como as crianças são convidadas a se expressar graficamente não é o mesmo e isso fica explícito nos materiais e suportes que são oferecidos a elas.
                                   Para fechar este processo uma Mostra de Arte, com as produções das crianças, foi realizada para toda comunidade com a participação das instituições participantes.
                                   Vale à pena conhecer as considerações da instituição, apresentada nesta atividade, sobre o desenvolvimento do projeto:
 

“Este projeto de arte trouxe grandes benefícios para nossas crianças, pois trabalhamos o projeto através de oficinas de criação, onde foram oferecidos variados suportes para que as crianças criassem livremente apreciando suas próprias criações e dos colegas. Por meio destes momentos de apreciação, produção artística e rodas de conversas sobre artes conseguimos inserir nos alunos a arte como forma de cultura e expressão. Através do projeto também conseguimos inserir os pais na escola como produtores e criadores de obras de artes”.







                                  

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO SOBRE MÍDIA NA ESCOLA

O trabalho sobre mídia na escola, começou a ser desenvolvido no dia 14 de outubro onde estive nas salas do 6º ano A, B e 8º ano B da escola Prof. Levi Alves de Freitas, conversando com os alunos sobre a importância da mídia, o que ela representa, para que serve, após esse debate propus aos alunos a criação do blog da escola, uma vez que a escola ainda não possuia, o objetivo da criação do blog seria postar os Projetos apresentados pelos  professores, eventos realizados na escola  e os trabalhos feito por eles etc.  Em parceria com o professor de Língua Portuguesa  das turmas propusemos aos alunos que elaborassem textos através de fotografias tiradas de qualquer coisa que os mesmos achassem interessante, no ambito escolar e fora dela. Para os alunos do 8º Ano na disciplina de Artes, propusemos a criação de caricaturas, sugeridas pelo professor, onde o mesmo relatou que na turma tinha alguns alunos bons de desenhos. No dia seguinte já comecei a receber os trabalhos, fotografias, textos elaborados pelos alunos onde fiz as correções e passei para o professor dar o conceito que ele prometou aos alunos que realizassem os trabalhos, alguns trabalhos foram postados no blog da turma  como todos puderam ver e no blog da escola,  quem quiser visitar o endereço é : escolaprofessorlevi.blogspot.com.